ACSC apresenta a Visão de Futuro da Instituição - ACSC
busca
Acesso restrito

Notícias

ACSC apresenta a Visão de Futuro da Instituição

26 de junho de 2018

Associação Congregação Santa Catarina realizou, no dia 25 de junho, no Auditório Professor Dr. Benedicto Montenegro – Hospital Santa Catarina (SP), o evento para a apresentação da nova Visão de Futuro da Instituição, em que foram apresentadas a releitura da identidade (Missão, Visão e Valores), a proposta de valor e o nosso jeito de fazer, que a partir de agora serão únicos para todas as Casas da ACSC.

Promovido pela Diretoria Corporativa Financeira e Gerência Corporativa de Planejamento e Controle, o evento foi transmitido ao vivo para todas as Casas e teve como objetivo propagar a importância do cuidado que a Instituição tem com o ser humano durante todo o seu ciclo de vida, dentro dos segmentos da Saúde, Educação e Assistência Social.

O gerente corporativo de Comunicação, Celso Tomba, conduziu o evento. “Nos reunimos hoje para um momento muito significativo na ACSC, para fazermos, juntos a releitura da nossa identidade. Cada um de nós precisa se sentir parte desse processo e é nesse sentido que temos que disseminar tudo o que acreditamos, o nosso propósito. Uma Instituição como essa honra o seu passado, mas olha para o futuro”, afirmou.

A apresentação teve início com o Momento de Espiritualidade, conduzido pela área corporativa de Pastoral e Espiritualidade. Irmã Lia deu continuidade ao evento, com a leitura da carta de Irmã Beata. “Nós, ouvindo esta carta, lembremo-nos que a ACSC não foi grande como é hoje. O trabalho, que se iniciou há mais de 100 anos, cresceu graças às mãos, ao coração e ao cérebro de muitas pessoas que, junto às quatro Irmãs, começaram a grande obra em Petrópolis e, aos poucos, foi se espalhando pelo Brasil. E eu presto uma homenagem a elas, que tiveram coragem de arregaçar as mangas e trabalhar, deixando para todos nós o seu legado”, discursou. 

O superintendente João Alberto Santos abordou a releitura da Visão do Futuro e completou: “O nosso propósito é cuidar do ciclo da vida e isso tem um significado muito relevante para todos nós, porque crianças nascem nas nossas maternidades, são acolhidas em nossas creches e também recebem a primeira formação nas nossas escolas. Nós cuidamos da sua saúde em nossos hospitais, sem esquecer dos idosos que são acolhidos em nossos lares. É importante termos consciência de que, em todas essas fases, nós cuidamos do ser humano. Além disso, temos como desafio operar em rede, com uma identidade própria e unificada em todas as Casas da ACSC. Visamos incorporar o que há de moderno em termos de técnica, tecnologia e processos, mas sem perder a essência que está na nossa origem”. 

O diretor corporativo Financeiro, Marcelo Coli Fernandes, salientou a importância do planejamento estratégico ter sido construído por meio de grupos focais, interagindo com representantes das Casas de Saúde, Educação e Assistência Social.  “Durante um ano e meio, desenvolvemos a nova Visão de Futuro da ACSC. O que conduziu nossa caminhada foi transformar o nosso DNA em algo simples. Buscamos o que há de mais moderno para trazer à nossa Associação. Também ressalto a importância dos grupos focais, que foram fundamentais para que nossa identidade fosse entendida e alinhada entre todos os participantes”, destacou.

Durante o evento, os colaboradores tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo que retrata este novo momento da ACSC, jogando luz sobre o propósito e o jeito de ser e fazer da Instituição. Ao final do evento, as Irmãs do Conselho de Administração (Irmãs Penha, Euza e Rute) foram chamadas ao palco para apresentar os painéis da Visão de Futuro, que serão fixados em todas as Casas da ACSC.

 

IDENTIDADE

Missão

Acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo de vida.

Visão

Ser referência em entidade filantrópica reconhecida pela sociedade, demonstrando amor às pessoas por meio de nossos atos.

Valores

Preservação da vida

Humanização

Dignidade

Transparência

Sustentabilidade

 

PROPOSTA DE VALOR

Saúde: Atendemos o paciente de modo humanizado, efetivo e seguro.

Educação: Cuidamos do aluno, propiciando seu desenvolvimento humano e cristão, por meio de ensino de qualidade e educação que permanece.

Assistência Social: Desenvolvemos e apoiamos projetos sociais em prol do ser humano que necessita de melhores condições de vida.

 

NOSSO JEITO DE FAZER

– Administramos os recursos materiais e financeiros, maximizando sua utilidade e combatendo desperdícios.

– Respeito à sociedade e ao meio ambiente.

– Atuamos de acordo com a legislação e o bem comum.

– Dotamos os profissionais em serviço com habilidades compatíveis ao cuidado do paciente, do aluno e do assistido.

– Asseguramos a estrutura adequada ao fornecimento dos serviços da Rede Santa Catarina.

– Incentivamos a inovação e a pesquisa, desenvolvemos conhecimentos e os incorporamos a serviço da Sociedade.

– Identificamos, desenvolvemos e qualificamos parceiros que contribuam para a proposta de valor de Rede Santa Catarina por meio de relações sustentáveis e justas.

– Planejamos, executamos e apoiamos projetos direcionados às pessoas que necessitam melhorar suas condições de vida e as que se encontram socialmente vulneráveis, para que conduzam suas vidas sustentadas em seus recursos e habilidades pessoais e vivam com dignidade e plenitude.

2018 - Associação Congregação de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.