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Cresce a procura por Ensino Integral – Colégio Santa Catarina de SP oferece atividades diferenciadas

15 de abril de 2015

Colégio Santa Catarina, em São Paulo, oferece atividades que envolvem musicalização, artes plásticas e participação ativa dos pais para promover adaptação ao ensino integral, modalidade que vem conquistando a simpatia das família

Dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2014 divulgados em fevereiro revelam que as matrículas em educação integral apresentam crescimento expressivo pelo quinto ano consecutivo. O número de alunos que permanecem em atividades escolares por, pelo menos, sete horas diárias, aumentou mais de 40% nos últimos cinco anos e passou de 3,1 milhões para 4,4 milhões.

A jornada estendida – sete horas ou mais – abarca hoje pouco mais de 2% e 12% dos alunos de escolas privadas e públicas, respectivamente. No Colégio Santa Catarina de São Paulo, uma das instituições mantidas pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), a modalidade funciona das 7 horas às 18h30 e atende 67 alunos do ensino infantil ao ensino fundamental I.

Juliana Silvestre, Coordenadora Operacional do Período Integral, esclarece que a proposta do período integral é oferecer às crianças um ambiente prazeroso, formativo e seguro, desenvolvendo valores e contribuindo para a socialização e integração da criança. “Trata-se de um projeto educativo em que o aluno permanece na escola por dois turnos, cumprindo atividades curriculares e horários de estudo, além de práticas esportivas e atividades lúdicas” – esclarece.

Parceria é indispensável
Pais e mães de primeira viagem, cercados de dúvidas sobre a opção pelo integral precisam estar dispostos a firmar uma parceria efetiva com a escola. É preciso se preocupar com questões relativas à segurança, por exemplo. Outra questão que merece atenção é o cardápio que a escola oferece, pois variedade na alimentação e acompanhamento nutricional são fundamentais. Juliana completa que a escola precisa se preocupar em oferecer orientação, acompanhamento, bem estar físico e emocional e qualidade de vida às famílias.

Algumas atividades interdisciplinares também fazem parte da rotina dos alunos do período integral do Colégio Santa Catarina, entre elas, Hora do Conto, Cozinha Experimental, Projeto Horta, Jazz, Ballet, Karatê, Língua Estrangeira e Arte Circense.

Adaptação
Adriana Serra Pereira Novaes, Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil do Colégio Santa Catarina, alerta que tão importante quanto estar atento à escolha da escola e ao método de ensino aplicado, é dedicar-se ao período de adaptação. Para a educadora, quanto maior o envolvimento e a colaboração da família, melhor será a resposta e o desempenho do aluno.

Justamente pensando nisso, o Colégio Santa Catarina desenvolveu projetos diferenciados para estimular a interação dos alunos com a equipe do Colégio. O projeto oferece atendimento individualizado por parte dos professores e outros membros da equipe pedagógica do colégio e inclui atividades como Musicalização Infantil, Educação Física e aulas de artes plásticas. Nas atividades de Educação Física e Musicalização, as professoras aproveitam a oportunidade para contextualizar os objetivos e as expectativas de aprendizagem para a faixa etária.

A adaptação oferece ainda atividades recreativas, brincadeiras de roda, kits de faz-de-conta, brinquedos de montar, além dos momentos de contação de história. Enquanto isso, os pais são convidados a participar de rodas de conversas com profissionais convidados das áreas da psicopedagogia e fonoaudiologia, que tratam de questões relacionadas à socialização da criança e o processo de desenvolvimento da fala. “A participação dos pais é estimulada para que eles possam vivenciar o prazer que seus filhos sentirão em estar na escola e, aos poucos, consigam se sentir seguros da opção pelo colégio e proposta pedagógica”, encerra Adriana.

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