CSSJ (RJ) apresenta a Campanha Amigos pelo Coração - ACSC
busca
Acesso restrito

Notícias

CSSJ (RJ) apresenta a Campanha Amigos pelo Coração

25 de julho de 2018

Casa de Saúde São José (RJ) está promovendo uma campanha de utilidade pública, com a participação da banda Barão Vermelho. Idealizada pelo Dr. Gustavo Gouvêa, coordenador da Unidade Coronariana da CSSJ, a campanha Amigos Pelo Coração (www.amigospelocoracao.com.br) tem como objetivo chamar a atenção do público leigo e facilitar o aprendizado da técnica de massagem cardíaca.

Os dados que embasam esse projeto são alarmantes: anualmente, ocorrem mais de 200 mil paradas cardiorrespiratórias no Brasil, sendo que 50% dos casos são registrados em ambientes extra-hospitalares, como ruas, shoppings e estádios. E pessoas leigas (que não são da área da Saúde) desconhecem como proceder para salvar alguém que esteja em parada cardíaca.

Para ajudar a conscientizar a população, a banda Barão Vermelho regravou o hit “Meus bons amigos” especialmente para o projeto. A canção tem o ritmo adequado (100 bpm) para garantir a taxa correta de compressões durante o procedimento (que deve ser de 100 a 120 compressões torácicas por minuto). Com a música na cabeça, o socorrista tem mais chances de realizar a massagem de forma correta e eficaz.

“Em países da Europa e nos Estados Unidos, essa massagem cardíaca é ensinada nas escolas. Aqui no Brasil, há cursos, mas a maioria é pago. Precisamos tornar essa prática conhecida por todos e realizar treinamentos”, considera Dr. Gustavo. Segundo o cardiologista, 50% dos indivíduos com parada cardiorrespiratória morrem em 5 minutos e 10% morrem a cada minuto que passa. A literatura internacional mostra que a ressuscitação cardiopulmonar feita por leigos treinados pode ser bem-sucedida entre 50% e 75% dos casos.

Além do Barão Vermelho, quem também abraçou a causa foi a atriz Giovanna Antonelli. Ela faz a locução de um dos vídeos do projeto. “É um grande prazer participar de uma campanha tão importante e que pode ajudar a salvar muitas vidas. É fundamental ampliarmos o conhecimento da população sobre a massagem cardíaca e é isso que buscamos com essa iniciativa. Quanto mais gente aprender essa técnica, mais pessoas poderão ser salvas em casos de emergência. Com a música do Barão Vermelho então, tudo fica mais simples e fácil. Eu mesma quero aprender, afinal todos temos que estar preparados. Muito bacana essa iniciativa do Dr. Gustavo Gouvêa e da Casa de Saúde São José”, aponta a atriz.

2018 - Associação Congregação de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.