Ex-aluno do CSC (MG) vence Olimpíada Internacional de Química - ACSC
busca
Acesso restrito

Notícias

Ex-aluno do CSC (MG) vence Olimpíada Internacional de Química

20 de agosto de 2018

Colégio Santa Catarina (MG) se alegra em compartilhar o sucesso de seus ex-alunos com a comunidade escolar. No mês passado, o ex-aluno Vinicius Armelin, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro na 50ª Olimpíada Internacional de Química (ICHO), realizada na República Tcheca. O evento teve participação de estudantes de 76 países e, pela primeira vez na história, o Brasil ganhou medalha de ouro. Dos 304 estudantes inscritos, Armelin ficou em 11º lugar no ranking geral. Para participar da competição, os interessados devem cursar o Ensino Médio e passar por uma criteriosa seleção, já que as provas (teórica e prática) são de alto nível, elaboradas por um júri internacional.

Vinícius estudou no CSC de 2012 a 2015, onde fez todo o Ensino Fundamental II. “A base que recebi no Colégio Santa Catarina, definitivamente, foi o que me incentivou a começar a estudar e me envolver com olimpíadas. Aprendi muitas coisas que foram fundamentais para o meu Ensino Médio. Especialmente na área de Matemática, devido ao trabalho incrível da professora Cynthia, e de História, com a Patrícia Barbosa. Então, o colégio tem influência na minha conquista, devido à base extremamente sólida que me proporcionou, não só em termos de conteúdo, mas o aprendizado de como encarar os estudos. Sou muito grato pelos anos no Colégio e por tudo que aprendi lá”, afirma o estudante.

Natural de São Bernardo do Campo, o estudante mora em Valinhos, interior de São Paulo. As mudanças, incluindo o período em que residiu em Juiz de Fora, devem-se a transferências do trabalho do pai. Desde que começou a participar de olimpíadas, Vinícius já acumula mais de 20 medalhas. “Passei a gostar de Química após de me envolver com as olimpíadas mesmo. Comecei por acaso, quando passaram nas salas de aula fazendo propaganda. Decidi ir para ver como era e acabei gostando. Não posso afirmar que sou bom em Química, mas os resultados sempre foram positivos, a meu ver”, confessa entre risos.

Este ano, o estudante também venceu a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, título que lhe rendeu uma homenagem especial da Associação Brasileira da Indústria Química. Para o futuro, almeja estudar fora do país e pretende prestar vestibular na FUVEST e Unicamp no final deste ano. Parecia uma pergunta óbvia o curso que ele optaria por fazer. “Química mesmo”, respondeu sem hesitar. Profissionalmente, o jovem prodígio deseja seguir na área acadêmica, com pesquisas. O CSC torce pela sua trajetória vitoriosa, que está só começando!

2018 - Associação Congregação de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.