Profissionais do HNSC (SC) treinam em centro de simulação realística - ACSC
busca
Acesso restrito

Notícias

Profissionais do HNSC (SC) treinam em centro de simulação realística

10 de setembro de 2018

Buscar a satisfação dos pacientes, centrado nas necessidades de transformação da prática profissional é um dos compromissos do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC). Recentemente profissionais que atuam no Centro Materno Infantil da Instituição participaram de treinamento no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A ideia foi acompanhar as técnicas que replicam às situações e desafios vividos na área hospitalar, disponíveis neste centro que recria o hospital, por meio de uma estrutura de alta complexidade. Simuladores de paciente – robôs que respondem, como um ser humano, às ações praticadas – e atores profissionais, fazem com que os treinamentos estejam o mais próximo da realidade, permitindo ao profissional praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas, de forma segura e eficiente.

Uma equipe especializada cuida de montar todo o cenário, testar equipamentos e preparar os simuladores. Os treinamentos são customizados, criados especialmente para cada área e nível profissional. No caso do curso prestigiado pelos profissionais do HNSC, o tema foi direcionado às práticas de urgência e emergência no atendimento à mãe e ao recém-nascido.

A ginecologista e obstetra, Dra. Andréia Colombo, participou do curso e comentou sobre a importância deste tipo de treinamento, pois os casos considerados de urgência são as situações de maior gravidade na medicina. “Médicos bem treinados nestas situações podem prestar um atendimento de melhor qualidade, aumentando a confiança do paciente em relação ao médico e hospital, resultando em mamães e bebês saudáveis”, complementa a profissional.

O programa de simulação treina, em média, 6.500 profissionais anualmente. Em breve, outros profissionais que atuam no CMI do HNSC participarão deste programa que também é utilizado para fins de estudo, avaliação e pesquisa em diversas modalidades.

2018 - Associação Congregação de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.