Saúde - ACSC
busca
Acesso restrito

Saúde

A Associação Congregação de Santa Catarina administra 17 Casas na área da Saúde, que constituem uma rede com dezenas de serviços voltados ao setor, que abrangem desde a atenção primária, secundária até a terciária. Ou seja, a instituição atua na estratégia de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde (UBS), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Pronto Socorro, Pronto Atendimento e Hospitais de Média e Alta Complexidades.

Com todos estes serviços, a ACSC compõe as diversas redes prioritárias de atenção à Saúde. Em muitos municípios, há hospitais geridos pela instituição que atuam como o único equipamento de saúde de suas respectivas cidades a atender a população local e de municípios do entorno, incluindo cidades da Bolívia, que ficam na fronteira do Brasil com o Mato Grosso, onde a entidade administra dois hospitais. Todas as Casas são referências contratualização de serviços com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do município de São Paulo, a ACSC pode participar de chamamentos públicos para prestar serviços de saúde nos equipamentos que antes eram administrados diretamente pelo Poder Público.

Essas parcerias estratégicas permitem que o Poder Público e os gestores de saúde se dediquem ao controle, organização, financiamento e regulação de pacientes, haja vista que cabe à ACSC, por meio de contratualização dos serviços com metas quantitativas e qualitativas, atender ao pactuado nos contratos.

Vale esclarecer que, ao ser selecionada pelos Poderes Públicos, a ACSC constitui Casas, (filiais com o Cartão Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) atrelado ao da mantenedora (ACSC) para prestar os serviços contratados. Tais unidades integram a esta Obra Social a serviço da Vida, configurando-se Casas (filiais) da entidade durante a vigência dos contratos.

As entidades de Saúde da ACSC atendem mais de 600 mil pacientes por dia no ano e possuem 74% dos serviços conveniados ao SUS. Dos serviços de Saúde, a organização constituiu duas Casas voltadas a pacientes particulares: o Hospital Santa Catarina (SP) e a Casa de Saúde São José (RJ). Ambos são superavitários e geradores de recursos para a sustentabilidade econômica da área de Saúde mantida pela entidade.

De suas Casas, o Hospital Amparo Maternal e as Casas referentes às parcerias estratégicas com o Poder Público são exclusivos ao atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As demais unidades de Saúde da ACSC atendem a pacientes do SUS e privados.

Os serviços existentes nestas Casas envolvem prevenção, serviços especializados em neurologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, ortopedia, neurologia clínica e cirúrgica, oncologia, dentre outras especialidades.

 

Nossas Casas

1900 – Hospital Santa Teresa (Petrópolis – RJ)

1906 – Hospital Santa Catarina (São Paulo – SP)

1923 – Casa de Saúde São José (Rio de Janeiro – RJ)

1961 – Hospital São José (Teresópolis – RJ)

1994 – Hospital São Luiz (Cáceres – MT)

2000 – Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (Três Rios – RJ)

2001 – Hospital Madre Regina Protmann (Santa Teresa – ES)

2005 – Centro de Referência do Idoso da Zona Norte¹ (São Paulo – SP)

2007 – Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental¹ (São Paulo – SP)

2008 – Hospital Amparo Maternal¹ (São Paulo – SP)

2008 – Centro de Análises Clínicas da Zona Sul¹ (São Paulo – SP)

2009 – OS – Santa Catarina2 (São Paulo – SP)

2010 – Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapevi¹ (Itapevi – SP)

2011 – Hospital Estadual Central Dr Benício Tavares Pereira4 (Vitória – ES)

2015 – Hospital Santa Isabel (Blumenau – SC)

2015 – Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão – SC)

2015 – Hospital São José (Tijucas – SC)



[1] Parceria estratégica com o Estado de São Paulo

[2] Parceria estratégica com o Município de São Paulo

[3] Parceria estratégica com o Estado do Mato Grosso

[4] Parceria estratégica com o Estado do Espírito Santo

2017 - Associação Congregação de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.