Profissionais de Saúde da ACSC contam sobre histórias de seus pacientes e residentes

O que os nossos profissionais sentiram ao perguntar o que importa de verdade para os pacientes e residentes que eles atendem na ACSC? Isso pôde ser respondido após o término de uma ação que aconteceu no dia 6 de junho de 2016, durante a campanha internacional “What Matters to You?”, idealizada pela organização Healthcare Improvement Scotland e realizada na ACSC pela Diretoria Corporativa de Medicina, Saúde e Segurança do Paciente. Na ocasião, todos os profissionais participantes foram incentivados a olhar para o paciente/residente em sua integralidade, de maneira humanizada, e perguntar, ouvir e fazer, dentro do possível, o que realmente importava para melhorar o atendimento prestado.

Os mais de 200 relatos serviram aos profissionais como forma de redescobrir o propósito/missão da profissão ao participar e ter um contato mais estreito com os pacientes. Segundo a gerente corporativa médica, Dra. Camila Lajolo, “muitos acabaram se envolvendo emocionalmente”.

Vale lembrar que a ACSC foi a única instituição de saúde da América Latina a participar desta iniciativa, batizada na Instituição com o tema “O que importa para você? – Por um cuidado centrado na pessoa”.

Confira alguns relatos dos profissionais que participaram da ação e se comoveram com cada história que ouviram e, hoje, compartilham conosco.

 

Marcelo Anacleto, Gerente de Enfermagem do Hospital Madre Regina Protmann:

“No princípio me senti ineficaz, insensível. Como eu não poderia já ter percebido tais fatos e necessidades nas pessoas que, por exemplo, já passaram por aqui e tiveram angústia de estar internadas, entubadas, sondadas e não saberem nem porquê estão limpando sua secreção, por exemplo? Muito triste! Mas, depois, com os resultados ainda pequenos, porém consistentes, foi melhor. Como, por exemplo, ver a alegria no rosto de um paciente porque recebeu ovo na refeição no lugar do frango, porque não gostava de frango. Ou pelo sorriso dos pacientes em receberem bom dia com entusiasmo da equipe assistencial. Ou por escutar o depoimento de um paciente que o que mais importa para ele é que existe amor em nosso meio de trabalho… Sinto uma satisfação tão grande e muita esperança ao perceber que ainda dá tempo de melhorar”.

 

 

 

 

 

Marcirajara Viana de Lira, Téc. de Enfermagem do Hospital Santa Catarina:

“Eu me senti realizada, como se eu estivesse cumprindo uma missão, pois me completou como profissional e como pessoa. Me fez bem! Eu sempre procurei fazer isso, mesmo sem o movimento da data celebrada, eu me senti muito feliz em perceber esse estímulo em todos os participantes do Hospital”.

 

 

 

 

 

 

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