ACSC participa do 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde

Dra. Camila Sardenberg

 

Como a pergunta “O que importa para você?” pode melhorar o sistema de saúde atual? Este foi um dos temas abordados com destaque no 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), entre os dias 28 e 30 de agosto, em São Paulo.

A diretora corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente, Dra. Camila Sardenberg, compartilhou com o público presente a experiência das Casas da ACSC na abordagem com pacientes e profissionais da assistência envolvidos com o movimento “O que importa para você?”, já que encabeçamos a campanha pelo segundo ano consecutivo no Brasil, a partir da iniciativa global “What Matters to You?”.

A ACSC foi a primeira instituição da América Latina a aderir ao movimento. O engajamento do Lar Madre Regina e das demais Casas aumenta a cada ano. Por meio de conversas significativas entres os profissionais de saúde, pacientes e familiares, o vínculo cresce e os resultados são observados na prática assistencial.

“O programa incentiva os profissionais de saúde a olhar o paciente em sua integralidade, perguntando, ouvindo e fazendo, dentro do possível, o que realmente importa para melhorar a estadia dele no ambiente hospitalar. Desde que foi implantado nas Casas da ACSC, percebemos que contribuiu significativamente para a melhora  de indicadores assistenciais e, principalmente, para o fortalecimento da humanização e segurança do cuidado centrado na pessoa. Além disso, contribuiu para o resgate da valorização e sentimento de propósito por parte das equipes assistenciais”, conta Dra. Camila.

Camila Lorenz

O tema também teve destaque no minicurso Ciência da Melhoria, que contou com a palestra “A voz do paciente: campanha ‘o que importa para você’”, ministrada por Camila Lorenz, colaboradora da área corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente. Camila também apresentou os avanços obtidos por meio da campanha “O que importa para você?”, com relatos significativos de melhoria na relação entre médico e paciente, extensivo a todos profissionais, que verbalizam que o movimento é um verdadeiro resgate do brilho nos olhos dos profissionais da saúde, graças à criação de um elo entre estes, pacientes e suas famílias.

O Fórum também contou com a participação de mais de 50 colaboradores das Casas de Saúde da ACSC. Tivemos mais de 20 trabalhos aprovados e expostos no evento, na categoria: Relato de Experiência/Projeto de Melhoria.

Dra. Camila Sardenberg, à esquerda, durante o Fórum

Com o público-alvo formado por lideranças, profissionais da área de qualidade e segurança, enfermagem, médicos, residentes, estudantes da área da saúde e administradores, esta edição do Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde buscou engajar líderes e profissionais da saúde de diversos países da América Latina na discussão de questões fundamentais relacionadas à segurança do paciente, custo/benefício na saúde, eficiência, ciência da melhoria, inovação, engajamento de pacientes e famílias, saúde populacional, parto adequado, fluxo de pacientes, pesquisa, ética, entre outros.

#ACSC #OQueImportaParaVocê #WMTY #WMTY17

 

Compartilhar