Admirando o dia

Antônio Luís é casado com Marilia e é pai de Matheus e Ana. Aos 45 anos, começou a apresentar dificuldade para segurar ou pegar objetos. Aos 47, procurou um neurologista, sendo diagnosticado com Síndrome Chiari Tipo I, uma malformação genética rara em que há o comprometimento do sistema nervoso central e que pode resultar em dificuldade de equilíbrio, perda da coordenação motora e problemas visuais.

Hospitalizado novembro de 2015, o paciente realizou o primeiro procedimento cirúrgico. Recentemente, esteve um tempo internado na Clínica Médica do Hospital Santa Isabel (SC) com traqueostomia, dependente de ventilação mecânica, enquanto aguardava a liberação do equipamento pelo convênio para uso domiciliar.

Ao passar pela visita, a enfermeira responsável cumprimentou Antônio e perguntou: “O que faria o seu dia melhor?”. Ele gesticulou e expressou sua vontade de tomar banho no chuveiro e ver o dia. Comovida, a enfermeira verificou a possibilidade de transferi-lo para um quarto mais amplo. Após o espaço físico ser providenciado, junto com equipamentos e materiais, o paciente foi encaminhado para o chuveiro onde, emocionado, foi estimulado a realizar seu autocuidado: ensaboando-se. Higiene concluída, Antônio foi colocado em uma confortável poltrona na sacada para admirar o dia.

Através de sua expressão facial, pode-se perceber a satisfação dele em poder olhar coisas diferentes ao lado da irmã.

Compartilhar