HST (RJ) aperfeiçoa o Protocolo de AVCI no Pronto Atendimento

Com o objetivo de aprimorar as técnicas utilizadas pela equipe de Pronto Atendimento e o alinhar os fluxos do Protocolo de AVC, no último dia 28 de março foi realizado, no salão nobre do Hospital Santa Teresa (RJ), um treinamento para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

Segundo o neurologista Carlos Bruno Nogueira, médico responsável pelo Protocolo, o procedimento é de extrema importância pois o AVC Isquêmico é uma doença de alta mortalidade, sendo a principal causa de incapacidade permanente. “Esse paciente tem um tempo de tratamento muito curto, pois o cérebro começa a sofrer danos rapidamente. Ou seja, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são os resultados”, explica.

O Protocolo de AVC foi implantado no HST em outubro de 2018. Desde então, diversos treinamentos foram realizados com profissionais das áreas que possam receber pacientes com quadro possível de AVC Isquêmico, tais como equipes técnicas (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) que atuam do Pronto Atendimento, Estacionamento, Portarias e Segurança.

“O treinamento constante da equipe permite que os nossos pacientes recebam tratamento o mais rápido possível. Com o atendimento no tempo adequado, a circulação cerebral volta e, consequentemente, diminuímos os danos cerebrais, fazendo com que o paciente tenha alta hospitalar, se possível, até mesmo sem danos. Nossa missão é devolver ao paciente a sua vida normal com qualidade, para isso esses treinamentos são constantes, para que possamos cuidar cada vez melhor e com mais eficácia”, finaliza o neurologista.

 

Compartilhar