Serviço de Nutrição e Dietética do HSJ (RJ) orienta pacientes oncológicos

A alimentação de pacientes que sofrem de câncer e passam pelo tratamento de quimioterapia é um tema complexo. Além dos efeitos que o procedimento pode causar no sistema digestivo, mitos e verdades podem causar dúvidas. Pensando nisso, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital São José (RJ) tem feito palestras periódicas para os pacientes oncológicos da Instituição, buscando esclarecer os assuntos.

O último encontro foi realizado dia 28, quando a nutricionista Letícia Alves abordou os passos para a alimentação saudável. Uso de pouca quantidade de sal e açúcar, limite de consumo de itens processados e ingestão de alimentos in natura foram alguns dos tópicos abordados. “Ao participar de comemorações, nas quais temos acesso a comidas diferentes, tenham moderação. Aproveitem o momento para se conectar com as pessoas, trocar experiências, mas sem exageros no que tange a alimentação”, completou.

Além do cuidado em orientar esses pacientes, o SND também se preocupa em oferecer receitas diferenciadas para esse público, sempre que possível, e participa ativamente do projeto “O que importa para você”, tanto com pacientes oncológicos, quanto demais clientes. “Entendemos que o momento em que esses pacientes se encontram é delicado e cheio de questionamentos. Por isso, gostamos de poder proporcionar essas ações para minimizar o sofrimento e também os munir de informação”, comentou Hugo Chermont, coordenador da equipe.

Compartilhar