Como se originou

2010

O movimento O que importa para você? teve início nos Estados Unidos. CEO do instituto norte-americano Healthcare Improvement na época, Maureen Bisognano foi uma das pessoas que desafiaram os profissionais de saúde a terem conversas mais próximas com os pacientes e familiares. A partir desse estímulo, a preocupação assistencial começou a mudar de “qual é o problema?” para “o que importa para você?”.
Na Escócia, o movimento também se iniciou em meados de 2010. Influenciado por esse contexto de cuidado, dois enfermeiros escoceses, Jennifer Rodgers e Shaun Maher, desenvolveram maneiras para descobrir o que importava para os pacientes. O trabalho de Jennifer era em uma unidade pediátrica, onde ela desenvolveu um processo que permitia que todas as crianças internadas criassem cartazes mostrando o que importava para eles. Assim, cada paciente deixava esse cartaz no seu leito para que todos os profissionais de saúde pudessem entendê-los.

2010

2012

O primeiro artigo sobre o assunto foi abordado pelo Dr. Michael Barry na publicação científica voltada à Medicina “New England Journal of Medicine”, com o tema Shared Decision Making – The Pinnacle of Patient-Centered Care (Tomada de Decisão Compartilhada – O Auge do Cuidado Centrado no Paciente), trazendo a reflexão de que o fundamental é compreender o que é primeiramente importante para o paciente. A ideia discutida foi a de que os profissionais de saúde começassem a priorizar as necessidades e perspectivas dos pacientes e familiares para, então, direcionar e melhorar os atendimentos assistenciais.

2012

2014

Com base nas discussões sobre o movimento O que importa para você?, profissionais de saúde da Noruega lançaram um programa de longa permanência para idosos com o objetivo de promover, ainda mais, a saúde de cada um deles e apoiá-los a viver com suas preferências.
Foi, então, que o dia 06 de Junho foi instituído por Anders Verge, enfermeiro e chefe de um Departamento de Melhoria da Qualidade, como sendo data oficial da campanha O que importa para você?. Neste ano de 2014, aproximadamente 500 equipes, na Noruega, participaram do movimento.

2014

2015

Cerca de 1.500 equipes, na Noruega, aderiram à campanha, em diversas áreas, como em serviços comunitários e escolas. Contudo, faltava reforçar a ação para os hospitais.
Para impulsionar a cultura do cuidado centrado no paciente, uma conferência nacional em Glasgow, na Escócia, foi realizada e, também através de divulgações em redes sociais, o movimento O que importa para você? passou a se tornar reconhecido internacionalmente. Profissionais do mundo inteiro começaram a compartilhar suas experiências de conversas com seus pacientes, iniciadas a partir da importância do movimento.

2015

2016

Mais de 500 equipes, na Escócia, juntaram-se à Noruega.
Mais 13 países aderiram ao movimento, incluindo o Brasil.

2016

2017

O objetivo deste ano é envolver 30 países e mais de 2.000 equipes no movimento ” O que importa para você?”

2017