Conheça Santa Catarina - ACSC
busca
Acesso restrito

Conheça Santa Catarina

Nascida no Século III d.C. em Alexandria – Egito, filha do rei Costus, da Cilícia, e de Sabinela. Era de origem pagã e considerada sábia no seu tempo, pois dominava as sete artes livres:  eloquência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia.

Catarina de Alexandria e sua mãe tiveram um sonho revelador, convertendo-se ao Cristianismo, refutando o paganismo. Sendo defensora dos ensinamentos de Jesus Cristo, foi convertendo outras pessoas e isso levantou a fúria dos poderosos da época, inclusive do imperador Maxêncio que perseguia os cristãos.

Catarina se manteve firme na convicção de que o Imperador da Glória, Jesus Cristo, era o seu único e verdadeiro motivo para perseverar na fé e no acolhimento dos injustiçados da época.

Maxêncio, que queria tê-la por esposa, passou a odiá-la ainda mais por ser rejeitado e pelo fato de Catarina de Alexandria ter escolhido seguir e servir a Jesus Cristo como o seu verdadeiro esposo espiritual. Com isso, foi colocada para ser espedaçada na roda da morte em praça pública, mas este instrumento de tortura se rompeu e Catarina continuou viva.

Foi então ordenado que ficasse numa espécie de exílio não sendo permitido que fosse alimentada, mas também isso não a fez mudar de opinião, refutando ainda mais as propostas de Maxêncio e o paganismo, e, ele a submeteu ao tribunal de sábios, onde Catarina de Alexandria foi convertendo cada vez mais os que ali estavam.

Maxêncio ordenou que Catarina de Alexandria fosse decapitada em praça pública para calar de vez sua voz. No entanto, a história nos mostra que isso apenas fez florescer ainda mais a firmeza de Catarina e a certeza de que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida.

No dia 25 de novembro celebramos a memória de Santa Catarina de Alexandria e renovamos a cada ano o desafio de sermos fiéis ao Evangelho de Jesus Cristo.

É considerada padroeira dos jovens, estudantes, filósofos e professores, dos que trabalham com rodas, contra acidentes de trabalho e as mães que amamentam, também recorrem à sua intercessão.

Conheça mais sobre a história de Santa Catarina de Alexandria:

2017 - Associação Congregação de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.