Coração acalmado

Para realizar um tratamento cirúrgico na mão esquerda, dona Sônia Maria Passold, de 52 anos, ficou internada no Hospital Santa Isabel (SC), em maio de 2018. Logo após o procedimento, Dona Sônia – sorridente e muito comunicativa – passou a relatar, na sala de recuperação, um pouco de sua história e sobre suas dificuldades com as tarefas diárias por sentir dores intensas na mão.

Em 2012, ela sentiu os primeiros sintomas: dormência e fraqueza ao pegar objetos com a mão esquerda, que é a sua dominante. Na época, o médico prescreveu analgésicos para aliviar a dor. Contudo, com o tempo, a dor ficou cada vez mais forte e os medicamentos já não estavam fazendo o efeito desejado.

Em 2015, não apenas a mão esquerda estava incomodando, mas a direita também começou com os mesmos sintomas. E dona Sônia procurou novamente o hospital. Em um primeiro momento, o médico indicou uma medicação com efeito mais forte, mas que não aliviou as dores. Após vários exames, o médico, então, informou que seria necessária a intervenção cirúrgica e, após 6 meses da cirurgia na mão esquerda, ela precisaria realizá-la na mão direita.

Foi assim que dona Sônia tomou atitude de passar pelo primeiro procedimento. E, nesse contexto de internação, o movimento “O Que Importa Para Você?” foi apresentado à paciente pelos profissionais do hospital, já que eles notaram uma grande preocupação dela com o marido, que tem problemas de saúde, é bastante ansioso e tem pressão alta.

Ela relatou que seu desejo, dentro de toda aquela situação, era de que a equipe conversasse com seu marido e pedisse para que ele aguardasse a alta hospitalar dela em casa, e não lá no hospital. Desta forma, a paciente ficaria mais tranquila e teria a certeza de que ele não sofreria com essa espera. Logo, os profissionais falaram com o marido da paciente, para que ele esperasse em casa o telefonema dos responsáveis do HSI para buscar a esposa.

Dona Sônia agradeceu muito e ficou satisfeita por esse ato tão simples, que acalmou o seu coração e ajudou em sua recuperação.

Compartilhar